O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

     
 
 

 
  Uma devastação divina: Comentário sobre "O pecado de Hadewijch" Números 44/45
 
Stella Jimenez

O filme começa mostrando Celine, uma noviça, sendo mandada embora do convento.  A explicação que as superioras dão para não aceitar como válida a vocação da moça é a falta de humildade: Celine se autoflagelava, ficando sem agasalho no jardim no inverno e passava dias sem comer. As freiras a expulsam, pois afirmam que ela quer ser mártir. Dizem-lhe que é “uma caricatura de religiosa”.


Leia mais
 
  Incêndios Números 44/45
 
Maria Lucia Celestino

Nawal Marwan é alguém que, mesmo depois de morta, é “impossível”! Já na primeira cena — a leitura de seu testamento feita pelo notário Lebel — Jeanne e Simon, seus filhos gêmeos, tomam conhecimento do modo como devem enterrá-la: nua, sem caixão, sem orações, sem lápide, sem epitáfio.

Leia mais
 
  Mary and Max Números 42/43
 
Ana Tereza de Faria Groisman e Selma Ranieri Viana

Este texto se refere a um filme de animação (stop motion), ambientado numa pequena cidade da Austrália e em Nova York, no fim da década de 1970.

Leia mais
 
  Hélio Oiticica tinha ginga, sim! Números 40/41
 
Manoel Barros da Motta

A obra, as intervenções de Hélio Oiticica, centradas inicialmente na pintura, no espaço bidimensional limitado pela moldura, vai quebrar o espaço do quadro e ...

Leia mais
 
  O homem do lado Números 40/41
 
Stella Jiménez

Numa bela casa envidraçada mora um casal sofisticado e charmoso. Sendo a única construção feita por Le Corbusier na Argentina, a casa é visitada constantemente por ...

Leia mais